Dra. Fernanda Mocelin

Inflamação Crônica Subclínica – 10 alimentos para sua alimentação

Se voce tem dores crônicas, diabetes, obesidade, depressão, ansiedade ou outras doenças crônicas, saiba que provavelmente tem uma condição denomidada Inflamação Crônica Subclínica, da qual já falei outras vezes aqui. Sabia que existem diversos alimentos que ajudam a combater essa inflamação? Associados a exercício físico, sono adequado e manejo do stress, eles podem transformar a sua saúde e eliminar a necessidade de muitos medicamentos.

Fiz uma lista de 10 alimentos que você pode e deve incorporar a sua alimentação diária, caso ainda não o faça.

Salmão ou outros peixes gordos são ricos em Ômega 3, ácido graxo amplamente conhecido pelo seu efeito anti-inflamatório e protetor para doenças cardiovasculares.

Mirtilos, assim como outras frutas vermelhas, são ricos em antocianinas, resveratrol e vitamina C, são potentes anti-oxidantes e anti-inflamatórios.

Cúrcuma ou açafrão-da-terra é um potente anti-inflamatório através de seu princípio ativo, a curcumina, muito utilizado inclusive em cápsulas. A curcumina tem sua absorção otimizada em associação com a piperina, presente nas pimentas.

Cacau é rico em anti-oxidantes anti-inflamatórios e com benefícios demonstrados na melhora da resistência insulínica. Mas atenção: consumir na forma pura ou em chocolates com no mínimo 70% cacau.

Brócolis são ricos em antioxidantes, magnésio e vitamina K.

Azeite de oliva extra-virgem tem efeitos anti-inflamatórios comparáveis ao ibuprofeno em dores articulares. Deve ser consumido o mais fresco possível.

Alho tem efeito antiviral e anti-bacteriano através de seu composto alicina.

Pimentas e pimentões são ricos em beta-caroteno, quercetina, luteolina e vitamina C, com importante efeito anti-oxidante e anti-inflamatório.

Tomates são ricos em licopeno, que tem efeito anti-inflamatório e anti-depressivo e se encontra predominantemente na casca.

Abacate é rico em boas gorduras, anti-oxidantes e potássio. Considerada por muitos a melhor fruta!

Gostou dessas informações? Compartilhe com que você acha que pode se beneficiar!


Dra. Fernanda Mocelin – Pneumopediatra – RQE 27.163