Dra. Fernanda Mocelin

Amamentei mas não foi fácil

Amamentei. Mas não dá pra dizer que foi fácil. Não, eu não ouvi sininhos.

Sendo pediatra, eu sabia como era a tal da pega correta. Mas mesmo assim eu tive fissuras. Fissura no mamilo é super tranquilo: cada sugada do bebê equivale a enfiar uma faca nas suas costas, que sai diretamente no peito e, depois, colocar vinagre e sal na ferida. Isso umas 10 vezes por dia, durante 10 minutos (pelo menos). E devido às fissuras, as gurias regurgitavam sangue (obrigada por ser pediatra e não infartar ao ver um vômito cheio de sangue quando o baby blues tá pegando e você tá achando que não nasceu para ser mãe)

Teve também a questão do leite. Tudo fluindo muito bem e, lá pelo terceiro mês a produção diminuiu. Ou eu achei que estava diminuindo, por mais que eu tomasse mais água que um camelo no deserto. E, novamente, ser médica tem suas facilidades: me auto receitei um “remedinho”. Atualmente contra-indicado, alguns dizem que não aumenta a produção de leite, mas, PARA MIM, funcionou. Segui amamentando exclusivo, porém, ninguém me contou o que esta medicação faz. Tia Fernanda aqui, a famosa magra de ruim, de repente, virou a louca dos doces. Esta medicação deu algum curto circuito no meu cérebro e eu comia doce feito louca. Meia lata de leite condensado por dia, chocolate quente e fatiaS de torta. O resultado: dez kg a mais em cada amamentação. DEZ. Ora, veja bem, eu não emagreci amamentando, como reza a lenda.

Parece engraçado, mas não foi.

E cá estamos, Nelson Rodrigues… A vida como ela é. É lindo comer saudável, visto que seu leite é o alimento do bebê e tudo que você comer passa para ele (chibatadas ecoando). Aqui ser fitness não funcionou e ACHO que hoje eu faria diferente. Acho.

Fiz o que deu.

Mais do que campanha de “amamente custe o que custar”, deveríamos falar sobre o que atrapalha a amamentação. Nas consultas, deveríamos falar sobre o baby blues, sobre a libido que despenca, sobre rede de apoio e organização familiar. Falar sobre a nossa nova versão, que mais parece um rascunho. Sobre expectativas cruéis. E sobre perder o controle.

Porque, por favor… Você fez o que deu e isto não é pouco, não, ok?


Dra. Fernanda Mocelin – Pneumopediatra – RQE 27.163